Estudante da rede estadual é destaque em Concurso Nacional de Poesia

Gustavo Augusto, estudante do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva, classificado em Concurso Nacional de Poesia (Foto: Divulgação)
Os primeiros passos para se tornar um escritor já foram dados, um sonho que Gustavo Augusto Mariano de Oliveira Júnior, 16 anos, estudante do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva, localizado no município de Timon, alimenta desde que era criança. Agora, o sonho tem data marcada para ser realizado. O seu poema “Professor é amor” foi um dos classificados no Concurso Nacional Novos Poetas e será publicado, em junho deste ano, no livro “Poesia Livre 2020, Antologia Poética”. O concurso acontece de forma virtual e classifica um total de 250 poemas.
Estudante do interior do Maranhão, Gustavo Augusto, que sempre frequentou escola pública, já tem planos para o futuro. O desejo agora é concluir o Ensino Médio e depois entrar em uma faculdade e se formar em Letras, para aperfeiçoar os conhecimentos relativos à escrita e, quem sabe, beber na mesma fonte de grandes escritores brasileiros. A classificação no Concurso de poesia pode ter sido a revelação do caminho a ser trilhado.
Gustavo Augusto destacou a importância de sua participação no Concurso Nacional de Poesia e revelou que o seu objetivo foi concretizado. “Foi uma experiência mais que especial, pois nesse concurso eu pude mostrar a todos o meu melhor. Uma de minhas metas era ser classificado nessa fase final. Fiquei feliz, porque os propósitos traçados foram cumpridos”, frisou.
Amante da poesia, Gustavo Augusto ressaltou ainda que sempre gostou de ler, mas foi por meio de uma disciplina eletiva, definida a partir da seleção de temas escolhidos por estudantes e professores, que o seu gosto pela leitura e escrita de poemas ganhou um novo olhar, fazendo com que o estudante criasse objetivo e metas para serem alcançadas, tendo com inspiração a poesia.  
“Desde meu ensino fundamental apreciei a leitura em si, mas de certa forma sempre mais a poesia. A escola que eu estudava não tinha uma base firme para eu conquistar meus sonhos. Quando entrei no Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva, reconheci, em uma matéria chamada Projeto de Vida, o tamanho do poeta que habitava dentro de mim. A escola me ajudou a chegar ao ápice do gosto pela poesia”, expressou.  
A professora de Produção Textual, Márcia Miranda, destacou: “ter Gustavo Augusto como aluno é motivo de imenso orgulho, pois é notório seu prazer e intimidade com o mundo das palavras, poeta juvenil que inspira e torna-se exemplo a ser seguido por toda a comunidade escolar, são essas características que o faz merecedor de sua exitosa classificação no Concurso Nacional dos Novos Poetas, categoria poesia livre, com o poema intitulado: “Professor é amor” evidenciou. 
O estudante Gustavo Augusto, um amante da poesia (Foto: Divulgação)
Miranda ressaltou ainda que o estudante está sempre a procura de novos conhecimentos. “Pode-se afirmar, com veemência, que Gustavo se destaca, não somente por sua essência de “ser” poeta, mas como modelo de estudante protagonista, sempre disposto a aprender e a seguir os direcionamentos os quais lhes são repassados com a intenção de melhorar o processo de construção de sua escrita, colocando em prática os valores já edificados na proposta e vivência da rotina escolar: o fortalecimento do projeto de vida e a visão de futuro de nossos estudantes.”, concluiu.
A professora de Projeto de Vida, Júlia Márcia da Silva, lembrou que a centralidade do trabalho voltada para o “Estudante e seu Projeto de Vida” impulsiona o desenvolvimento de práticas pedagógicas, possibilitando que os alunos possam sonhar e ambicionar um futuro promissor. Júlia ainda frisou que o despertar de Gustavo Augusto para o projeto rendeu dedicação e disciplina para a escrita de muitas poesias e agora lhe confere um prêmio nacional.
“A metodologia possibilita aos estudantes o despertar de potencialidades, assim como a canalização de meios necessários para a realização do que desejam para suas vidas. Essa conquista é mérito de um jovem que sonha, acredita em um futuro de sucesso e se planeja para outras realizações. Esse jovem, ao iniciar a percepção de si e do mundo nas aulas de Projeto de Vida, despertou o interesse para a produção de poesias, além de outros interesses promissores para seu futuro, como faz questão de lembrar nas nossas conversas”, apontou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog